Natal Equilibrado

christmas-1015324_1920-blogdozent

Sinceramente, meu querido leitor, achei que o ano passou muito rápido, pois parece-me que foi ontem que eu escrevia minha tradicional coluna sobre Natal, em 2014 ainda no Globo. E você, teve a mesma sensação?

Data em que se comemora o nascimento de Jesus, o que se tem visto é um desapego progressivo às tradições religiosas, transformando a ocasião em uma festa excessivamente consumista! Mas talvez, após um ano em que o país patinou em termos econômicos, com a maioria das pessoas sentindo-se menos próspera financeiramente, esta tendência se reverta, e voltemos a priorizar o espírito original natalino – confraternização, religiosidade, amigos, família, convivência. Assim, no artigo de hoje, preparei algumas dicas para ajudá-lo a administrar melhor o seu Natal.

(1) Faça um orçamento antes de partir para as compras, listando não apenas os presentes que irá comprar, mas também os gastos da festa, caso ela fique por sua conta. O total encontrado deverá caber dentro de seus limites, não excedendo sua capacidade de pagamento atual, ou futura quando usar financiamento.

(2) Respeite o limite que você estabeleceu no item anterior, e uma idéia simples aqui é: quando um presente ou um artigo da festa sair mais caro do que o esperado, compense a despesa extra economizando em outro presente ou em outro artigo da festa.

(3) Pesquise preços antes de comprar, principalmente no caso dos Itens mais caros: encartes e sites de busca na Internet às vezes apontam diferenças expressivas entre lojas; eventualmente, até a troca de uma marca ou de um modelo específico poderá reduzir o valor final.

(4) Compre importados: quando sentir que pode substituir o similar nacional e pagar menos, ainda que eu duvida que, com o dólar tão em alta, o importado ainda saia mais barato.

(5) Analise as ofertas de supermercados, mesmo que isso signifique dividir sua lista, fazendo as compras em mais de um estabelecimento. Obviamente, esta dica será tão mais importante quanto maior for a sua despesa com a ceia.

(6) Faça amigos ocultos ao invés de comprar presentes para cada pessoa; possivelmente o presenteado ganhará algo de muito maior utilidade por este método do que ganharia se somasse várias pequenas lembrancinhas.

(7) Compre em conjunto no caso de presentes muito caros, uma idéia bem aceita pelos menores, que assim conseguem receber seus maiores sonhos de consumo.

(8) Evite financiamentos de uma forma geral, evitando assim o pagamento de juros e, o que é pior, o descontrole por conta dos excessos de contas a pagar no início de 2016.

(9) Esqueça o cheque especial, certo? Com juros a 10% ao mês, não preciso dar maiores explicações, não é mesmo?

(10) Gaste no cartão somente o que conseguir quitar integralmente na próxima fatura, pelo mesmo motivo citado para o cheque especial.

Um grande abraço e até a próxima!

Sobre o autor

Roberto Zentgraf
Roberto Zentgraf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © BlogdoZent. Criado por Designend.

View in: Mobile | Standard